Vista-se com elegância para as reuniões de trabalho

Vista-se com elegância para as reuniões de trabalho

Quando pensamos em reuniões de trabalho, logo vem à mente: que roupa devemos usar?

Esta pergunta, por muitas vezes, está associada não somente aos compromissos especiais, mas também ao dia a dia de trabalho. Por este motivo, a consultora de imagem pessoal, moda e etiqueta, Ana Vaz, deu dicas especiais de como vestir-se para ocasiões profissionais.

Minha Próxima Viagem – Pensando no look feminino, quais as dicas para quem deseja usar vestidos no trabalho?

Ana Vaz – Os maiores cuidados que precisamos ter com os vestidos são comprimento e decote: o ideal é que o comprimento seja na altura dos joelhos e que o decote não ultrapasse a linha da axila. Evitar usar renda ou transparência, que dão um apelo sensual à roupa, e atentar-se a um tecido que não marque o corpo ou a lingerie.

MPV – E para blusas e saias, valem as mesmas regras?

Ana Vaz – Com certeza! As saias devem estar no mesmo comprimento dos vestidos, e as blusas, em um tamanho adequado. Quando escolhemos blusas muito justas (principalmente camisas), os botões podem ficar abrindo, o tecido repuxando, e isso não é nada elegante.

MPV – Calças e sapatos, possuem indicações especiais?

Ana Vaz – Para as calças, o mais importante é o bom caimento, isso vale para homens e mulheres. Evitar calças muito justas, no caso das mulheres, também é muito importante. Para os sapatos, são duas dicas principais: em ambientes formais, o salto é bem-vindo, mas seu tamanho máximo é de 8 cm. Passou disso, já caracteriza algo mais sensual, para uso noturno. Sapatos que mostram demais o pé, como rasteirinhas e sandálias de tiras finas, não são bem-vindos. Uma regra, no caso dos sapatos, é fundamental: quanto mais formal for o local de trabalho, mais coberto deve estar o pé.

MPV – Quais as roupas indicadas para uma reunião de trabalho?

Ana Vaz – Principalmente quando somos responsáveis por conduzir uma reunião, ficamos muito expostos, afinal, toda a atenção está em nós. Por este motivo, devemos evitar cores muito vivas, pois elas distraem o ouvinte, chamando mais atenção para a roupa que para o conteúdo da reunião. O ideal é escolher tons mais discretos, como o vinho ao invés do vermelho, e o rosa queimado no lugar do pink, por exemplo. Isso também vale para os acessórios exagerados.

MPV – Para finalizar, qual a sua dica de ouro?

Ana Vaz – Fique atento em como é o ambiente de trabalho que você atua: o que é aceitável para a sua empresa? Por muitas vezes, é necessário se adequar ao nível de formalidade exigida, e isso vai influenciar diretamente na forma como você se veste.